Educação

DSC00003Mais que um filme!

QUEM SE IMPORTA é um longa-metragem sobre empreendedorismo social. Como filme a reunir expoentes do setor no mundo, atravessou fronteiras e se tornou uma ferramenta fundamental para inspirar pessoas em todo o mundo a usar suas carreiras e seus talentos para o bem social.

Com base no impacto causado pelo filme QUEM SE IMPORTA, sentimos a necessidade de desenhar um programa de educação que tem como ponta pé inicial a projeção do filme QUEM SE IMPORTA, mas vai muito além disso. A parceria com o ATADOS aprimorou a parte prática do curso, fazendo com que este seja o primeiro currículo completo sobre o tema no país.

B. Drayton acredita que se 3% dos jovens nas escolas fossem educados para serem transformadores, nós mudaríamos o mundo em pouco tempo. Para isso, é necessário levar exemplos e oportunidades de atuação social para dentro das escolas.

Quando um jovem aprende a montar grandes times, vender suas ideias, transmitir credibilidade, implementar um plano e ao final sente na pele o prazer de causar um impacto positivo ao seu redor, este jovem está empoderado para o resto de sua vida!

A partir das histórias de vida de 18 empreendedores sociais do Brasil e do mundo, o projeto educativo do filme Quem Se Importa inspira as pessoas a tomarem consciência de seu próprio poder de transformação, mudando realidades sociais, ambientais, econômicas e políticas.

Quando um jovem pretende entrar numa universidade prestigiosa no exterior, não basta apresentar um currículo com boas notas. É necessário mostrar sua preocupação social, um trabalho voluntário realizado, ou sua visão cidadã, caso contrário, é como se faltasse algo em seu currículo. Na direção oposta está o vestibular brasileiro que não parece se preocupar com a postura cidadã dos jovens. Ou corporações que só agora começam a valorizar a atuação social dos jovens.

É esta cultura que pretendemos fomentar no país! Fazer com que todos os jovens tenham algum envolvimento com o setor social, desde cedo.

Porque os jovens das escolas mais pobres poderão usar seus novos conhecimentos para atuar positivamente em seu ambiente, e os jovens das escolas com mais recursos poderão atuar nas comunidades ao redor, além de também contaminar positivamente seu próprio ambiente.

Algumas escolas oferecem oportunidades de atuação no setor social, mas geralmente são  ações optativas, assistencialistas e não atraentes, e acabam tendo poucas adesões.

Com isto em mente, a equipe do QUEM SE IMPORTA juntou-se ao ATADOS e montaram um  programa educacional que levará inspiração tanto para educadores como para estudantes, plantando sementes para atuações sociais criativas, além de uma nova visão para futuras escolhas de carreiras.

Dirigido a jovens, adolescentes, educadores sociais, professores do ensino médio, universitário e EJA (Educação de Jovens e Adultos), o projeto educativo  abre um amplo debate sobre ética, cidadania, afeto, cuidado e os potenciais de todos e de cada um de promover  mudanças locais e globais.

Caso a sua escola, comunidade, ou grupo de interessados no assunto, queria saber mais sobre nosso programa de educação, por favor entre em contato conosco através do endereço: contato@quemseimporta.com.br

DSC00012exibição na Escola Vera Cruz

 

mara foto divulgacao pequena-1PALAVRA DA DIRETORA – sobre a importância do tema nas escolas

Quem Se Importa é um filme de longa metragem sobre Empreendedores Sociais ao redor do mundo. Pessoas brilhantes com ideias inovadoras, que apontam novos caminhos e um olhar ético nos vários campos em que atuam.

Nosso objetivo é disseminar conteúdo sobre este novo modo de encarar a vida, sobre o que temos a aprender com as pessoas que enxergam os grandes problemas do mundo como oportunidades e não como obstáculos intransponíveis. Acreditamos que conhecer o trabalho destes líderes inovadores possa ser muito inspirador, especialmente para os jovens.

Entrevistei 18 líderes sociais de diversas partes do mundo e de diversas áreas de atuação. Conheci um Monge Budista Belga que treina ratos na Tanzânia para detectar minas terrestres e tuberculose. Uma educadora que está acabando com o bullying nas escolas do Canadá, ensinando empatia para as crianças. Um brasileiro que foi o primeiro a falar em inclusão digital e a levar computadores para favelas. Outro que era padre e virou banqueiro dos pobres. E tive a honra de conversar com Muhammad Yunus, criador do Grameen Bank e Prêmio Nobel da Paz, e com Bill Drayton, fundador da Ashoka, primeira organização a apoiar empreendedores sociais ao redor do mundo.

E o que estas pessoas tão diferentes têm em comum? Todas elas conseguiram unir missão de vida a trabalho. E não existe nada mais gratificante do que se trabalhar no que a gente acredita que faz bem para o mundo.

Bill Drayton diz “Se conseguirmos que 20 ou 30% desta geração de jovens se torne transformadores antes dos 21, nós vamos inverter o sistema. E para isso, os pais têm que se preocupar se seu filho de 15 anos está praticando ‘fazer mudanças’”.

Os pais costumam se preocupar se um filho está indo mal em matemática, tomam alguma atitude. Mas será que sequer vão notar se um filho está sendo educado para ser um transformador.

Para se candidatar a uma universidade de ponta, como Harvard, não é suficiente apenas apresentar um currículo com boas notas. Se o seu currículo não mostrar algum trabalho voluntário, engajamento social ou preocupação cidadã, é como se estivesse faltando algo. É quase considerado como falha de caráter. Será que o vestibular no Brasil se preocupa a com a visão cidadã de nossos jovens?

Um dos objetivos do filme é trazer esta cultura do Empreendedorismo Social para dentro das escolas.

 

DICAS E CURIOSIDADES

ASHOKA

A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. A Ashoka é pioneira na criação do conceito e na caracterização do empreendedorismo social como campo de trabalho, estando presente em mais de 60 países, dentre eles o Brasil, desde 1986.

http://www.ashoka.org.br/

FUNDAÇÃO AVINA

A AVINA é uma fundação latino-americana que busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da América Latina, fomentando a construção de vínculos e parcerias entre líderes sociais e empresariais, e articulando agendas de ação compartilhadas.

http://www.avina.net/esp/

ARTEMÍSIA

Fundada em 2003, a Artemisia é a organização pioneira em negócios sociais no Brasil. A Artemisia potencializa empreendedores e talentos para construírem as melhores startups que servem a população de baixa renda.

http://www.artemisia.org.br

LIVROS

  • Como Mudar o Mundo – Empreendedores Sociais e o Poder das Novas Idéias. 
Autor: David Bornstein. Editora Record, 2005.
  • Um Mundo sem pobreza: A empresa social e o futuro do capitalismo. Autor: Muhammad Yunus, Editora Ática, 2008.
  • Empreendimentos Sociais Sustentáveis – Como elaborar planos de negócios para organizações sociais. 
Autor: McKinsey&Company e Ashoka Empreendedores Sociais. Editora Peirópolis, 2001.
  • Negócios Sociais Sustentáveis : estratégias inovadoras para o desenvolvimento social. 
Autor: McKinsey&Company e Ashoka Empreendedores Sociais, Editora Peirópolis, 2006.

 

O FILME NAS ESCOLAS (com a presença de nossa equipe, mas várias outras escolas já exibiram o filme, convidamos todas elas a nos falar a respeito desta experiência):

O filme “Quem Se Importa” virou itinerante nas escolas brasileiras! Projeção do filme seguida de um debate com a equipe transformam uma sala de aula! Veja aqui o resultado em escolas que já receberam a produção, com comentários de alunos, professores e educadores:

  • COLÉGIO VERA CRUZ – SÃO PAULO – 20 OUTUBRO 2011 – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
  • COLÉGIO VÉRTICE – SÃO PAULO – 21 DE MARÇO DE 2012 – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
  • COLÉGIO SÃO DOMINGOS – SÃO PAULO – 05 DE MAIO DE 2012 – ALUNOS E PAIS DE DIVERSOS ANOS
  • ESCOLA MICAEL – SÃO PAULO – 28 DE JUNHO DE 2012 – ALUNOS E PAIS DE DIVERSOS ANOS
  • UNIVERSIDADE SANTA CRUZ DO SUL – 20 DE AGOSTO – ALUNOS DE COMUNICAÇÃO, JORNALISMOS, RELAÇÕES PÚBLICAS
  • COLÉGIO PORTO SEGURO – SÃO PAULO – 4 DE SETEMBRO DE 2012 – 1º E 2º ANOS DO ENSINO MÉDIO
  • ESCOLA SANTI – 17 DE SETEMBRO DE 2012 – PAIS E FUNCIONÁRIOS

Várias universidades ao redor do mundo já exibiram o filme que está se tornando referência para quem quer estudar o assunto ou inspirar pessoas em escolas, empresas e ongs:

Harvard University – Business School e Kennedy School – exibição do filme seguida de palestra com diretora Mara Mourão
Columbia University – exibição do filme seguida de palestra com diretora Mara Mourão
Duke University – exibição do filme seguida de palestra com diretora Mara Mourão
Brown University – exibição do filme seguida de palestra com diretora Mara Mourão
USC University – exibição do filme seguida de palestra com diretora Mara Mourão
San Francisco State University – exibição do filme seguida de palestra com diretora Mara Mourão
RISD University – exibição do filme
Hamilton College – exibição do filme
Sunway University – Jaya, Selangor –  exibição do filme
Ryerson – Canadá-  exibição do filme
Insead – Portugal e França-  exibição do filme
Nova School of Business and Economics – Portugal-  exibição do filme