foto barco01

Depois de Doutores da Alegria – o filme, MARA MOURÃO realizou QUEM SE IMPORTA

 

QUEM SE IMPORTA é um longa metragem de 93 minutos e foi filmado em 7 países diferentes: Brasil, Peru, USA, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha. Um total de 20 locações em apenas 40 dias, com todas as dificuldades de união das agendas dos nossos entrevistados. O filme também conta com várias animações, além das cenas gravadas em três idiomas diferentes (Português, Inglês e Espanhol). Narração de Rodrigo Santoro. Direção de Mara Mourão e produção de MAMO FILMES e GRIFA FILMES.

 

EQUIPE

Direção e Roteiro: MARA MOURÃO
Produzido por: TATIANA BATTAGLIA e MARA MOURÃO
Direção de Fotografia: CRISTIANO WIGGERS e DADO CARLIN
Montagem: ANDRÉ FINOTTI e RENATA TERRA
Música Original: ALEXANDRE GUERRA
Som Direto: CANTÍDIO COSTA, MIQUÉIAS, PEDRO MOREIRA e SAMUCA
Edição de Som: INPUT ARTE SONORA
Direção de Arte de Animação: RENATO BATTAGLIA e SYLVAIN BARRÉ
Animações, Artes e Gráficos: CAMALEÃO FILMES e CITRONVACHE
Produção Executiva: MAURICIO DIAS E FERNANDO DIAS
Produção: TÚLIO SCHARGEL
Produtor Associado: GULLANE FILMES

Produção: MAMO FILMES e GRIFA FILMES

 

sesi 10x15, 300dpi foto 4Sobre Mara Mourão

Formou-se Cinema pela FAAP com Film Production Workshop na New York University e Video Production Workshop na New School University. Dirigiu mais de 200 comerciais, antes de se dedicar à produção de longas e médias. Hoje, acumula um repertório com vários prêmios e que atingiu milhões de espectadores pelo mundo, em canais como Discovery Channel, Fox e Globo. Mara também dirigiu uma série de TV de 22 episódios, transmitidos pela FOX e TV Record. Seus outros longa metragens são:

Doutores da Alegria (2005) – O Documentário, que apresenta os médicos da ONG de mesmo nome, recebeu o selo da UNESCO por promover uma cultura de paz e sua versão para a TV foi indicada ao Emmy, em 2005. Recebeu 10 prêmios.
Avassaladoras (2002) – Lançado no Brasil, México e Portugal pela FOX Filmes Distribuidora. Com Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini no elenco, foi exibido no Festival de Gramado e também no Festival de Cinema Brasileiro em Israel, de onde saiu com o prêmio de melhor filme, pelo voto popular.
Alô?! (1998) – Melhor Direção e Melhor Atriz no Festival de São Vicente. Melhor Direção de Arte no Festival de Cuiabá. Com Betty Lago e Miriam Muniz no elenco.
 

tedx jardins desenho

BASTIDORES

Depois de ter revelado os bastidores e um pouco do dia-a-dia dos palhaços do Doutores da Alegria, em filme de mesmo nome, a diretora Mara Mourão trouxe à tona surpreendentes histórias de empreendedores sociais.

Filmado no Brasil, Peru, Estados Unidos, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha, Quem se Importa reúne histórias de homens e mulheres que têm como denominador comum a ação – tendo sempre como ponto de partida um incômodo grande com relação a determinada situação. Essas pessoas arregaçaram as mangas, pensaram em ações que pudessem reverter aquilo, geralmente a baixo custo e alto impacto, e executaram.

Foram necessários 3 meses de pesquisas, 40 dias de filmagem, 12 meses de edição para que esta história pudesse ser contada através do depoimento de 18 líderes sociais.

Nosso maior desafio foi conciliar as agendas internacionais dos entrevistados.

 “O Doutores da Alegria recebeu o selo da UNESCO por ser considerado obra que promove uma cultura de paz. O filme foi ainda indicado ao EMMY 2005. Depois desta experiência me apaixonei pelos documentários, especialmente os de cunho social, aqueles que causam transformações em quem assiste”, revela Mara Mourão.

 

Leave a Reply